segunda-feira, 18 de abril de 2016

O Jardim da Paz

O tempo passa, as coisas mudam…


Tive a oportunidade de correr, sorrir e brincar no Jardim Lenine. Com vestígios do atemorizante e marcante conflicto armado que assolou a cidade do Luena,  hoje cidade da Paz, o Jardim Lenine acabou por tornar-se num lugar de reflexão, instrospecção e aprendizagem onde podemos recolher memórias e preparar-nos para no presente dar passos significativos para um futuro melhor do que o passado.

Todas as lembranças que tenho são boas...de brincar de correr com primos e amigos à volta da piscina, de ouvir música e participar nas rifas daquelas feiras memoráveis durante as festas da província. Ás árvores eram tristes, os baloiços estragados, os muros rachados mas o sorriso inocente de criança sempre presente iluminando qualquer canto de escuridão. Hoje, com o mesmo sorriso olho para o mesmo jardim, completamente modificado, e encho-me de alegria e de emoção.

O Jardim Lenine, hoje transformado no "Jardim da Paz", por "acolher" aquele que é um dos monumentos mais importantes, mais bonitos e mais significativos de Angola, "O monumento à Paz". "Este monumento simboliza o sacrifício dos angolanos, após vários anos de guerra, e os valores que representa a paz para o bem-estar de cada cidadão" (Angop).



(Foto de Ivna dos Santos)

Adjacente ao Monumento à Paz, foram construídas outras instalações como: uma biblioteca, um pequeno museu, uma zona infantil, uma sala de conferências, um restaurante e uma quadra desportiva multiuso, que evidentemente fazem a diferença no que concerne ao momentos de lazer das famílias da capital do Moxico. Só quem viveu o passado o pode comparar com o presente para trabalhar arduamente buscando um futuro melhor.



Moxico, onde o futuro está!






Sem comentários:

Enviar um comentário