quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Dilolo, o gigante do Luacano e potência turística

O tempo passa, as coisas mudam...



Pesca, caça, paisagens diversas, chanas, jacarés, chuva, sol ardente, pequenas florestas…inúmeras coisas surgem na mente ao ler/ouvir este nome, Luacano. 
Para mim, o que me vem a mente automaticamente é "Lago Dilolo", o maior do país.. 


      (Foto de Novojornal)
                  


Dizem que amor a primeira vista não existe mas devo discordar, porque foi o que senti no meu primeiro "encontro" com o Lago Dilolo. É de uma beleza indiscritível e ao mesmo tempo impõe muito respeito, chama a atenção de habitantes e visitantes, faz reflectir sobre o que realmente importa e sobretudo de como seria trocar os ruídos dos veículos a motor pelo ruído das águas tranquilas do lago.

O Lago Dilolo é uma zona de grande potencial turístico, que com a devida exploração ajudará na diversificação e no crescimento do sector económico; também uma zona de intercâmbio cultural, de intercâmbio de experiências e de formas de vida. Com a paz e a chegada do comboio do CFB, o acesso a zona ficou mais fácil e a comunicação com as comunas e municípios vizinhos mais fluida. 

Feira do Peixe!

Para além do seu potencial agrícola, o Lago Dilolo é um dos locais com maior experiência no cultivo de arroz, precisando de mais investimento. o Luacano acolheu a Iª Feira do Peixe em 2017 pela diversidade que possui, com destaque para o bagre, a tuqueia, o missoji e o famoso quele.


(Foto de Jornal de Angola)

Com uma população acolhedora e hospitaleira, disciplinada e ordeira, paisagens únicas e uma culinária saudável, é muito difícil resistir a tentação e dizer não ao "pedido de casamento". Mas quem sabe num futuro próximo o Lago Dilolo e eu sejamos "rei" e "rainha" do mesmo destino.



Moxico, onde o futuro está!

Sem comentários:

Enviar um comentário