domingo, 15 de março de 2015

A Província

O tempo passa, as coisas mudam…

Há poucos anos atrás a província do Moxico era por muitos caracterizada como a terra do fim do mundo, mas hoje caracterizada como a terra do futuro.

A província mais a leste de Angola e coincidentemente a maior, com uma extensão de 223.023 km2, os seus 9 municípios fazem da província um dos maiores mosaicos culturais do país. Rica em recursos hídricos que favorecem a pesca artesanal e paisagens espectaculares que proporcionam momentos de lazer inesquecíveis que fazem do Moxico uma das maiores potencialidades no que se refere ao turismo. O Parque da Cameia, O Lago Dilolo, as Quedas de Chafinda e o imponente Monumento à Paz estão entre os maiores atractivos.  



Os acordos de paz de 4 de Abril de 2002 não só marcaram o fim do conflito armado, mas também o primeiro passo para o desenvolvimento do Moxico e para a melhoria das condições de vida das populações. 


(Monumento à Paz, Luena/ foto de Ivna Muanjinda)


A reabilitação das vias de acesso favoreceram uma maior fluidez do sector económico, dinamizando e abrindo portas a investimentos noutras áreas como a hotelaria&turismo ou agricultura, com destaque para o Projecto arícola Camaiangala, com produão de milho e soja maioritariamente. Apesar de ser considerada a segunda maior reserva florestal de Angola, a província ainda carece de investimento serio e de meios para melhor fiscalização da actividade de exploração de madeira, O CFB que voltou a apitar na província depois de mais de três décadas, melhorou inegavelmente o intercâmbio de produtos entre as localidades provinciais e o resto das província pelas quais o comboio passa (Bié, Huambo e Benguela), voltando assim a conectar o Moxico ao mar.

Moxico, onde o futuro está!

Sem comentários:

Enviar um comentário